Janaina Demarco Radiologia Veterinaria Movel

Como cuidar do seu cão durante o verão

O verão é uma época de diversão e lazer para muitas pessoas e seus animais de estimação. No entanto, também é uma época de cuidados especiais com a saúde e o bem-estar dos nossos amigos peludos. Neste post, vamos dar algumas dicas de como proteger o seu cão do calor, da desidratação, dos parasitas e de outras ameaças que podem surgir nessa estação.

Evite o calor excessivo

Os cães não possuem glândulas sudoríparas como os humanos, por isso eles regulam a sua temperatura corporal através da respiração ofegante e da transpiração pelas patas. Isso significa que eles são mais sensíveis ao calor e podem sofrer de hipertermia (aumento da temperatura corporal) ou de insolação (choque térmico) se expostos ao sol por muito tempo ou em ambientes muito quentes.

Para evitar esses problemas, siga estas recomendações:

– Não deixe o seu cão dentro do carro, mesmo com as janelas abertas, pois a temperatura pode subir rapidamente e causar danos irreversíveis ao seu animal.

– Evite passear com o seu cão nos horários mais quentes do dia, prefira as horas mais frescas da manhã ou da noite.

– Escolha locais com sombra e água fresca disponível para o seu cão se refrescar.

– Não force o seu cão a fazer exercícios físicos intensos se ele estiver ofegante ou cansado, respeite o seu ritmo e as suas necessidades.

– Use protetor solar específico para cães nas áreas mais sensíveis, como o focinho, as orelhas e a barriga, especialmente se o seu cão tiver o pelo claro ou curto.

– Corte o pelo do seu cão se ele for muito peludo, mas não raspe totalmente, pois o pelo também ajuda a proteger a pele do sol.

– Verifique a temperatura do asfalto ou da areia antes de caminhar com o seu cão, pois eles podem queimar as patas do seu animal. Se estiver muito quente, use sapatinhos ou meias para protegê-las.

Previna a desidratação

A desidratação é a perda excessiva de água e sais minerais do organismo, que pode levar a sintomas como fraqueza, letargia, perda de apetite, olhos fundos, boca seca, pele sem elasticidade e até mesmo choque e morte. Os cães podem se desidratar facilmente no verão, por isso é importante garantir que eles tenham acesso a água limpa e fresca o tempo todo.

Para prevenir a desidratação, siga estas dicas:

– Troque a água do seu cão várias vezes ao dia, evitando que ela fique quente, suja ou contaminada.

– Ofereça água ao seu cão antes, durante e depois dos passeios ou das brincadeiras, mas não deixe que ele beba demais de uma vez, pois isso pode causar vômitos ou torção gástrica.

– Coloque pedras de gelo ou frutas congeladas na água do seu cão para mantê-la mais gelada e atraente.

– Evite dar alimentos salgados ou condimentados ao seu cão, pois eles podem aumentar a sede e a desidratação.

– Fique atento aos sinais de desidratação no seu cão, como gengivas pálidas, pulso fraco, respiração rápida e superficial, e procure um veterinário imediatamente se notar algum deles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Enviar uma mensagem
Posso Ajudar?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?